Por que Coliseu?

Roma pode realmente nos supreender nos mínimos detalhes.

Dias desses turistando por lá, vestida a caracter e por isso entenda-se: sapatos baixos, garrafinha de água na bolsa e câmera no pescoço, me deparei com uma figura no mínimo curiosa. Claro que não resisti e fotografei. Sua postura pomposa me dava a impressão de ser do dono do lugar.

E não é que nisso de ficar admirado o gato acabei por descobrir que naquele local a muito, muito tempo atrás ficava uma enorme estátua de Nero? Ou como dizem os italianos o “Colosso di Nerone”, que por sua vez foi o motivo do Anfiteatro Flavio ficar mundialmente conhecido como Coliseu. Humm, faz sentido: colosso, colossal, coliseu.

O Colosso de Nero, era uma estátua em bronze dourado com nada mais, nada menos que 46 metros de altura que ficava no vestíbulo da sua domus, ou seja, da sua casa a: “Domus Aurea”, famosa por seu requinte e símbolo da megalomania de Nero.

Devo confessar que tenho uma certa afeição Nero. Eu sei que ele teve atitudes cruéis, que não foi lá uma grande pessoa, mas fico com dó de um menino de 17 anos ter sido transformado em imperador quando ele queria só cantar e tocar lira. Pirou coitadinho!

Por conta desta minha afeição meio bandida por Nero, fiquei muito feliz em encontrar este lugar e da próxima vez que for acompanhada a Roma, tentarei ultrapassar o gato para posar para uma foto.

O imperador Vespasiano, que sucedeu Nero, acabou com boa parte da Domus Aurea utilizando, inclusive o espaço onde tinha uma piscina para construir o Coliseu, mas a estátua ninguém pensou em derrubar, ao contrário, acrescentaram uma coroa de raios para que passasse a representar Helios, o deus sol e apagasse assim a lembrança de Nero, mas deixaram lá onde podia ser vista de vários pontos de Roma.

Anos depois, o Imperador Adriano (117 a 138 d.C) deslocou a estátua para que ficasse mais proxima do Coliseu, usando o espaço que ela ocupava antes para construir um templo pagão. Na foto ao lado, o Coliseu está do lado esquerdo e depois da estátua o templo que foi construído em seu lugar.

Hoje ninguém sabe dizer que fim levou o Colosso di Nerone. Uns dizem que tombou durante um forte terremoto; outros que foi derrubado durante um dos diversos saques sofridos pela cidade e o bronze reaproveitado para outras obras.  O que ninguém contesta é sua imponência e existência.

Então, se você estiver em Roma e sentar numa pracinha qualquer para comer o seu panino, não esqueça de dar uma olhadinha em volta. Pode ser que você esteja em um lugar que já foi muito, muito importante.

Beijo estalado e abraço apertado. Arrivederci!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *